contacto

eduardo.veloso@mac.com

Temas de geometria

Arte e geometria no Renascimento

Durer

           pág. 1 2  3  4

 O "pintor" desenha o alaúde a partir de um conjunto de pontos traçados pelo seguinte processo: i) O "ajudante" afasta o rectângulo de madeira da moldura, faz passar a ponta livre do cordel pelo interior da moldura e estica o cordel até colocar essa ponta do cordel num ponto P do alaúde. ii) O "pintor" move as hastes H1 e H2 até estas se cruzarem no ponto do cordel que está no plano da moldura. iii) O "ajudante" coloca a ponta do cordel de modo que não impeça o movimento do rectângulo de madeira e roda este até fechar a moldura. iv) O"pinto" marca um ponto no papel na intersecção das duas hastes. Naturalmente, o"pintor" marca tantos pontos sobre o papel quantos os necessários para o desenho.

Repetimos as figuras da pág. anterior, para facilitar a leitura

 Em suma, podemos dizer que a perspectiva linear procura representar numa figura plana um corpo situado no espaço — por exemplo paisagens, edificações, pessoas, ou qualquer tipo de objectos — de tal forma que o desenho obtido represente o que uma pessoa veria ao olhar para esse corpo e pressupõe:
1. Um ponto O, designado habitualmente por ponto de vista. 2. Um plano – designado por plano da figura (que não tem que ser vertical, mas que suporemos sempre vertical) 3. Um processo — designado por perspectiva linear — para traçar nesse plano uma figura, que consiste em registar no plano da figura os pontos de intersecção das rectas que unem os pontos dos objectos ou corpos que pretendemos representar com o ponto O (daí o adjectivo linear).

  3

..